
A Fundação Casa de Cultura sediou, neste terça-feira, 24 de junho a eleição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais de João Monlevade. A diretora da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, deu as boas vindas aos novos conselheiros e explanou sobre a importância do conselho constituído para que as politicas culturais como a PNAB, cheguem aos municípios.
Logo após a leitura dos Atos Oficiais e confirmação da presença de todos os
Conselheiros Titulares, a convocatória da eleição foi conduzido por Robert Miguel da Consolação, o processo eleitoral reuniu representantes da sociedade civil (classe artística) e do poder público, em um momento decisivo para o fortalecimento da gestão participativa da cultura no município de João Monlevade.
Foram eleitos para o próximo biênio 2025/2026:
- Presidente: Erivelton Felício Braz
- Vice-presidente: Breno Silva Dias
- Secretária-geral: Andreia Abade
- Secretária-suplente: Robert Miguel da Consolação
A nova composição do Conselho assume o compromisso de dar continuidade ao trabalho de consolidação das políticas culturais locais, articulando ações com base em diretrizes como o Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.
Além da eleição da diretoria, foram definidos os integrantes de dois grupos de trabalho estratégicos:
Grupo de Trabalho – PNAB (Política Nacional Aldir Blanc)
- Breno Silva Dias
- Erivelton Felício Braz
- Andréia Arcanjo Oliveira Abade
- Lilian Mara Augusta
- Marcelo Vieira Barbosa
- Beatriz Melo
- Elaine de Andrade Oliveira Constantino
- Ebert Marques Albano
- Robert Miguel da Consolação
Esse grupo será responsável por acompanhar e propor diretrizes locais para a implementação da PNAB, garantindo a boa aplicação dos recursos federais destinados à cultura.
Grupo de Trabalho – Regimento Interno
- Marcelo Vieira Barbosa
- Cleuber Silva Andrade
- Admilson Antônio dos Santos
- Márcia Teixeira dos Anjos
- Erivelton Felício Braz
- Jordânia Alvarenga
O grupo atuará na revisão e atualização do Regimento Interno do Conselho, com o objetivo de aprimorar seus mecanismos de funcionamento e participação.
A eleição marca um novo ciclo de atuação colaborativa em João Monlevade, reafirmando o papel fundamental do Conselho na formulação, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de cultura.



Fotos: Jordânia Alvarenga