FIU 2025 marca nova fase do Festival de Inverno da UFOP com foco na Cultura Universitária

Com novo nome e diretrizes, evento reforça compromisso com a cultura e ganha intervenção artística em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade

O tradicional Festival de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) entra em uma nova fase em 2025. Rebatizado como Festival de Inverno Universitário (FIU – UFOP), o evento passa a destacar, de forma ainda mais clara, o vínculo com a Universidade Pública e sua Política Culturais. A mudança de nome e de abordagem não é apenas simbólica:

ela reflete a urgência de adaptar o festival à realidade atual do ensino superior federal e seus desafios, reafirmando o papel da universidade como produtora e difusora de cultura.

A transformação do evento tem como base o Plano de Cultura da UFOP, aprovado em 2022, que orienta as ações culturais da instituição nos próximos anos. O FIU 2025 representa, assim, um momento de renovação estratégica, valorizando a diversidade artística e intelectual que emana dos campi e dialoga com os territórios onde a UFOP está inserida.

Neste contexto, o ICEA/UFOP – Campus João Monlevade recebe nesta e na próxima semana três atividades que simbolizam essa nova etapa: uma intervenção artística em grande escala, com a realização do mural “Eles brincando de ser o dono da mata, eu rezando pro Curupira existir” pelo Coletivo Voando, formado pelos artistas Arthur Pereira, Isabella Cecília Gregório e Marcelo Sputnik. Uma segunda obra, será realizada parcerias com estudantes e a comunidade local, expressando visualmente os valores e temas que marcam esta edição do festival.

A programação completa do FIU 2025 pode ser conferida no site oficial do evento: fiu.ufop.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *