Documentário brasileiro “Sob a Bênção do Rosário” é selecionado para a Mostra Internacional de Documentários

O evento acontece nos dia 28, 29 e 30 de novembro em Madri, Espanha com entrada gratuita.

O documentário Sob a Bênção do Rosário. O Sincretismo Religioso. Fé e Tradição de um Povo, foi oficialmente selecionado para a Mostra Internacional de Documentários, da GALLERYSPT (MIDC), que acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Madri, Espanha. A participação marca um importante reconhecimento internacional para a produção brasileira, que se destaca entre os curtas selecionados por seu valor artístico, cultural e social.

A MIDC é uma vitrine global dedicada à celebração do curta-metragem como forma de expressão cinematográfica singular. Realizada na capital espanhola, a mostra reúne produções de diversos países, promovendo o intercâmbio cultural e o reconhecimento de talentos emergentes do cinema. Durante o festival, as exibições são gratuitas e abertas ao público, incentivando o acesso democrático à arte e ao audiovisual.

Sob a Bênção do Rosário, retrata com sensibilidade a influência e o legado das irmandades negras no interior do Brasil, conectando fé, resistência e identidade afro-brasileira. Com uma narrativa potente e estética, o documentário se insere em uma tradição de curtas comprometidos com temas sociais e históricos urgentes.

A escolha do filme ressalta o papel essencial dos curtas-metragens na promoção da diversidade de vozes e narrativas. Diferente dos longas-metragens, os curtas oferecem espaço para a experimentação, a inovação estética e o protagonismo de novos realizadores. Eles também funcionam como instrumentos de denúncia, memória e valorização de identidades locais, tornando-se fundamentais na formação de cineastas e no enriquecimento da cultura cinematográfica global.

A presença do documentário, “Sob a Bênção do Rosário” na MIDC reafirma a potência do cinema brasileiro independente e sua capacidade de dialogar com públicos de diferentes culturas e contextos, levando ao mundo narrativas que nascem da ancestralidade, da fé e da luta por reconhecimento dos povos de matrizes africanas.

Instagram da Galeria: @galleryspt | site: galleryspt.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *